HostGator » Portal de Suporte

 

Categoria:

Como criar backups agendados em Servidores VPS e Servidores Dedicados Linux

Se você possui um Servidor Dedicado ou um Servidor VPS com a HostGator, é possível configurar backups automáticos da sua conta.

O passo a passo para realizar o processo em Servidores Dedicados Linux e VPS está disponível abaixo. Caso tenha um Servidor Dedicado Windows, siga o procedimento disponível neste outro artigo da nossa FAQ:

  • Como criar backups agendados em Servidor Dedicado Windows

Importante: as configurações abaixo estão disponíveis para Servidores Dedicados e VPS que possuem cPanel instalado.

Passo a passo para criar backups automáticos

Para programar o backup automático e de segurança, siga o passo a passo abaixo.

1. Faça o login no WHM utilizando os dados de acesso, login e senha root. Caso não saiba como logar no WHM, consulte o artigo Como faço para logar no WHM?

2. Dentro do WHM, clique em Backup Configuration (Configuração de Backup) ,na seção Backup.

Backup Agendado HostGator Brasil
3. Na página que abre, em Global Settings (Configurações Globais), marque Enable na opção Backup Status.

Backup Agendado HostGator Brasil

4. Na próxima seção, Backup Type (Tipos de Backup), selecione um dos tipos abaixo:

Backup Agendado HostGator Brasil

  • Incremental (recomendado): com esta opção, você copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup completo, limitando a restauração. A opção é mais rápida e utiliza menos espaço em disco do que as demais.

  • Compressed: esta opção guardar todas as suas informações em um formato compactado, utilizando menor espaço em disco, mas requer mais tempo para ser concluída.

  • Uncompressed: esta opção guardar todas as suas informações em um formato que não é comprimido, utilizando mais espaço em disco, mas o backup é criado com mais rapidez do que na opção Compressed.

Aviso: Se você optar por usar o backup Incremental (recomendado), você não poderá restaurar a conta para um período anterior ao seu último backup.

5. No campo Maximum destination timeout in seconds, digite um número máximo (em segundos) para que o WHM realize as operações de criação e restauração dos backups.

Nota: recomendamos que você digite um período (em segundos) suficiente para que o sistema carregue o seu maior arquivo de backup, caso você possua uma conta muito grande.

Backup Agendado HostGator Brasil

 

6. Na seção Scheduling and Retention (Agendamento e Retenção), configure o número de backups que você pode criar e por quanto tempo você deseja mantê-los.

Você pode optar por executar a rotina de backups em uma base diária, semanal ou mensal, ou você pode usar uma combinação dessas opções. Para fazer isso, utilize as caixas de seleção que correspondem às definições de tempo que você deseja usar. São elas:

  • Daily (Diário): com esta opção ativa, o sistema cria um novo backup em cada dia da semana que você selecionar. Esta opção permite selecionar também opções de backup semanal e mensal.

  • Weekly (Semanal): com esta opção ativa, o sistema cria os backups das contas uma vez por semana, no dia em que você selecionar. configura a realização de backups semanais (permite selecionar também uma opção de backup mensal). com está opção ativa, o sistema cria os backups das contas uma vez por semana, no dia em que você selecionar.

  • Monthly (Mensal): configura a realização de backups mensais. Com esta opção ativa, o sistema realiza os backups em uma data específica do mês, como primeiro ou o 15º dia do mês.

Importante: No Retain Daily backups na caixa de texto, digite o número máximo de arquivos de backup diário para armazenar em seu sistema a qualquer momento. Digite qualquer número entre 1 e 9999.

Abaixo, um exemplo utilizando a configuração de backup diário.

Backup Agendado HostGator Brasil

Nota: Se você executar backups diários e mensais no mesmo dia, o backup diário é executado primeiro e, em seguida, as cópias de segurança mensais do backup diário.

7. Na aba Files (Arquivos), configure quais informações devem ser inseridas no backup. Para isso, basta selecionar as caixas que correspondem às configurações que você deseja utilizar.

  • Backup Accounts: selecione essa opção para fazer backup dos arquivos do usuário no diretório home de cada usuário. Nesta opção você pode especificar que tipo de dados que serão incluídos no backup:Backup Agendado HostGator Brasil

  • Backup Suspended Accounts (Backup de Contas Suspensas) - selecione se você deseja fazer backup de contas suspensas.
      • Disable (Desativar) - o servidor não fará o backup de contas suspensas, independentemente das suas definições na seleção de backup do usuário de interface (Home > Backup > Select Users).

      • Enable (Ativar) - o servidor irá fazer backup de todas as contas suspensas.

Nota: clique Selecionar Usuários para abrir a seleção debackup do usuário de interface (Home > Backup > Select Users). Essa interface permite que você especifique se o servidor utilizará o recurso Backup Legado ou o recurso Configuração de Backup para fazer backup de cada conta de usuário.

  • Backup Access Logs (Backup de Logs de Acessos) - selecione esta opção se você deseja fazer backup dos logs de acesso do seu servidor.

    • Disable (Desativar) - o servidor não fará o backup dos logs de acesso.

    • Enable (Ativar) - o servidor irá fazer backup de todos os seus logs de acesso e do arquivo “/usr/local/cpanel/domlogs

Nota: por padrão, a configuração está desativada. Se você quiser checar seus logs de acesso (Apache, FTP), será necessário habilitá-la.

  • Backup Bandwidth Data (Backup da Largura de Banda de Dados) - selecione se você deseja fazer backup de dados de largura de banda do seu servidor.

    • Disable (Desativar) o servidor não fará o backup de dados de largura de banda.

    • Enable (Ativar) O servidor irá fazer backup de dados em formato numérico. Com essa opção ativada, as estatísticas de largura de banda das suas contas serão incluídas no backup.

  • Use Local DNS(Use DNS local) - escolha como você deseja fazer backup das informações de DNS.

    • Disable (Desativar) - O servidor irá fazer backup das informações de DNS do cluster DNS.

    • Enable (Ativar) - o servidor irá fazer backup das informações do servidor DNS para o domínio. Quando ativada, essa opção limita a pesquisa de domínio para este servidor, e não consulta o cluster DNS.

  • Backup System Files(Backup dos Arquivos do Sistema) - selecione essa opção para fazer backup de arquivos do sistema do servidor. Ela não é necessária para a conta de restauração, mas é necessária para a restauração do servidor. Habilitar esta opção é altamente recomendado.

8. Na aba Databases (Banco de Dados) você pode decidir como fazer backup do banco de dados SQL:

Backup Agendado HostGator Brasil
  • Per Account Only(Apenas por conta)selecione esta opção apenas que quiser fazer o backup dos bancos de dados para cada conta. Esta opção utiliza a função mysqldum.

  • Entire MySQL Directory(Diretório MySQL completo)selecione essa opção para fazer backup de todos os bancos de dados no servidor. A opção permite o backup de todo o diretório “/var/lib/mysql/”.

  • Per Account and Entire MySQL Directory (Por Conta e Diretório MySQL Completo)selecione esta opção para executar um backup completo de todos os bancos de dados para cada conta individual, bem como todos os bancos de dados no servidor.

9. Na aba seguinte, Configure Backup Directory (Configurar Diretório de Backup), você pode especificar o local no qual osbackups serão salvos. Nesse campo, você deve fornecer um caminho absoluto para o diretório de backup local. Por padrão, ele é definido como: /backup.
Essa pasta pode ser acessada apenas com acesso root ao servidor. Se você definir os backups diários ou mensais, a estrutura da pasta será parecido com o exemplo abaixo:

/backup/cpanel/diario
/backup/cpanel/mensal

Backup Agendado HostGator Brasil

Aviso: recomendamos fortemente que você salve seus backups em um local remoto, além de um destino local.

Abaixo, as configurações que você pode realizar:

  • Retain backups in the default backup directory (Manter backups no diretório de backup padrão): selecione esta opção para reter cada backup de conta no diretório  /backup/ após transferir os backups para outro destino.
    Se você não selecionar esta opção, o servidor excluirá os arquivos de backup do diretório /backup somente após os seguintes eventos ocorreram:

    • O sistema transfere com êxito o arquivo de backup para pelo menos um destino adicional.
    • O sistema transfere, com êxito ou não, os arquivos de backups para todos os seus destinos adicionais.

Nota: esta opção mantém os backups no diretório de backup local padrão, mesmo depois que os backups foram transferidos para outro destino. Se essa opção não for selecionada, os backups serão apagados depois de serem transferidos para outro destino. Caso tenha configurado um destino remoto para salvas os backups, a opção pode ficar desabilitada.

  • Mount Backup Drive as Needed (Montar Cópia de Unidade, se necessário): permite utilizar o recurso de montar a cópia do backup em uma unidade.

Para verificar, acesse /etc/fstab para ter acesso aos arquivos do backup. 

    • Caso já possua uma unidade com o mesmo nome que o diretório provisório, a Configuração de Backup processa a unidade e faz o backup das informações para a montagem. 
    • Após a conclusão do backup, a unidade é desmontada.

Se você selecionar Desativar botão, o processo de configuração de backup não irá verificar o  /etc/fstab  para realizar a montagem dos arquivos na unidade.

10. Depois de realizar as configurações desejadas, clique em Save Configuration (Salvar Configuração), na parte inferior da interface Configuração de Backup.

Caso deseje voltar para as definições padrão, clique em Reset (Redefinir).

Para mais informação consulte o manual de configuração do WHM: Manual de Configuração de Backup do WHM(em inglês)

Caso tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato com a HostGator através do nosso Portal de Suporte, ficaremos felizes em lhe auxiliar.

Artigos Relacionados


Última atualização: 28-09-2016 22:25
Autor: : Gustavo Andretti
Revisão: 1.1

Categorias

Links Importantes

Envolva-se

  • Formas de Pagamento
  • Visa, Master, Dinners, Boleto e PayPal