HostGator » Portal de Suporte

 

Categoria:

Como otimizar o Joomla?

Joomla é um sistema de gestão de conteúdo (CMS), que permite criar sites e poderosas aplicações online. Muitos aspectos, incluindo a sua facilidade de uso e extensibilidade, fizeram do Joomla o software mais popular para criação de sites. O melhor de tudo é que o Joomla é uma solução de código aberto que está disponível gratuitamente para todos.

Neste artigo, disponibilizaremos alguns passos para optimizar a sua instalação do Joomla, e reduzir o consumo de CPU do script em nossos servidores compartilhados. Não siginificar que isso não possa ser feito em outros planos, mas normalmente, são oscompartilhados que mais precisam desse tipo de informação.

Ativar o cache

Esta é provavelmente a parte mais importante. Você pode diminuir a quantidade de requisições do seu site ao servidor de maneira notória, habilitado o recurso de cache. Isso deve ser ativado sempre e os resultados serão imediatos.

Altere o template

Alguns templates podem parecer bons do ponto de vista de estética, mas eles podem carregar até 70 imagens por requisição de página, onde cada qual gera uma conexão HTTP para o servidor. Quando muitas pessoas começam a visitar o site, você consumirá CPU suficiente para fazer com que o servidor fique sobrecarregado. Você deve sempre considerar que os templates de estilo mais limpos são mais leves e consequentemente consomem menos CPU. Já aqueles com diversas imagens e com visual bastante carregado, são os que podem causar desatres de consumo de recursos no servidor.

Desabilite a compactação Gzip

A CPU precisa trabalhar mais para comprimir cada uma de suas páginas antes de entregá-la. Se a compactação GZIP estiver habilitada, uma sobrecarga extra é adicionada a cada requisição de página, causando overhead.

Tenha cuidado com os componentes instalados

Muitos componentes são os vilões de consumo de CPU e farão com que seu site aumente o consumo de recursos do servidor rapidamente. Verifique se você está usando apenas a quantidade mínima de componentes que são necessários para o funcionamento do seu site.

Não utilize componentes de estatísticas

Estes componentes usam um enome número de consultas SQL em constantes atualizações para exibir as estatísticas do seu site. Recomendamos fortemente que use o Awstats presente em seu painel cPanel ou o Google Analytics para rastrear usuários.

Otimização de Fóruns

Se você estiver trabalhando com fóruns e uma extensão como FireBoard ou algo similar, certifique-se de exigir que os visitantes se registrem antes de serem autorizados a realizar pesquisas e procure empregar mecanismos de captchas.

As orientações fornecidas aqui, não garantem correções definitivas para sobrecarga de CPU, mas irá reduzir drasticamente a quantidade de recursos consumidos pelo Joomla. Em caso de dúvidas sobre este assunto, por favor, não hesite em contactar nosso suporte em suporte@hostgator.com.br.

Artigos Relacionados


Última atualização: 17-05-2012 17:20
Autor: : Alessandro Silva
Revisão: 1.8

Categorias

Links Importantes

Envolva-se

  • Formas de Pagamento
  • Visa, Master, Dinners, Boleto e PayPal