HostGator » Portal de Suporte

 

Categoria:

Configurações na zona DNS do seu domínio - DNS Glue

Passo 3 de 3 do Guia de configuração de name servers privados


Este artigo é sobre como resolver o problema que algumas ferramentas de diagnóstico DNS chamam de “No Glue” (“Sem Cola”). Isto é: registros SOA e NS na zona DNS do seu domínio que não batem com os name servers que constam na entidade de registro.

Os registros SOA (Start of Authority) e NS (Name Server) dizem à internet que seus name servers privados são autoritativos (de modo que têm, portanto, prioridade sobre outros servidores de nomes), e que contêm as informações mais atualizadas sobre as configurações DNS do seu website.

Servidores DNS no resto da internet podem ficar confusos quando existe uma discrepância entre o que a entidade de registro diz, e o que os name servers na zona DNS do seu domínio dizem. Isso tipicamente resulta em algumas pessoas conseguindo acessar o seu domínio, enquanto outras não conseguem. Assim, é sempre uma boa idéia garantir que as configurações SOA e NS estejam corretas.

Observação: planos P, M, G e Plus não podem utilizar name servers privados, então não é preciso se preocupar com a “cola” se você possui um desses planos.

cPanel & WHM

Como alterar os registros NS quando você estiver utilizando name servers privados:

  1. Faça login no WHM;
  2. Abaixo de “DNS Functions”, clique em “Edit DNS Zone”;
  3. Selecione seu domínio na lista e clique no botão “Edit”;
  4. Do lado direito de “SOA”, substitua o name server pelo seu name server privado primário (ns1, não deixe de incluir o ponto ao final) [Tela: antes];
  5. Do lado direito de “NS”, substitua cada name server pelo name server privado respectivo (ns1 e ns2, não deixe de incluir o ponto ao final). [Tela: depois];
  6. Clique no botão “Save”.

Isso deve ser feito em cada domínio da sua conta.

Plesk 10

Faça login no Plesk, e vá ao painel do controle do domínio em questão (se já não estiver nele). Abaixo de “Websites & Domains”, clique no link “DNS Settings”. Ao lado do domínio, clique no link “[Manage]”.

Nessa área você pode editar os registros NS existentes, ou adicionar um novo registro NS, se necessário.

Plesk 9

Faça login no Plesk como usuário administrador. Em “Home”, clique no link “DNS Settings”. Nessa área você pode editar os registros NS existentes, ou adicionar um novo registro NS, se necessário.

E agora?

Depois que você tiver criado/editado as entradas de name server e a “cola” estiver em vigor, se estiver utilizando name servers privados, precisará, em seguida, adicionar os registros A necessários à zona DNS do seu domínio. (Veja a FAQ: Configurações na zona DNS do seu domínio – Registros A)


Passos para configurar name servers privados

  1. Configurações na entidade de registro
  2. Configurações na zona DNS do seu domínio – Registros A
  3. Configurações na zona DNS do seu domínio – DNS Glue

Artigos Relacionados


Última atualização: 01-06-2012 16:22
Autor: : Pedro Ribeiro
Revisão: 1.1

Categorias

Links Importantes

Envolva-se

  • Formas de Pagamento
  • Visa, Master, Dinners, Boleto e PayPal