HostGator » Portal de Suporte

 

Categoria:

Configurações de DNS

 


Qual a minha DNS?

 

A sua DNS é enviada no seu primeiro contato junto a Hostgator. Junto ao e-mail onde constam todas as informações de acesso ao seu plano contratado, é enviado suas DNS para que possa realizar a alteração em seu domínio.


Caso não tenha mais o e-mail inicial mandado pela Hostgator, você tem acesso a essa informação em seu cPanel. Acesse primeiramente seu painel utilizando o link "seu-dominio.com.br/cpanel", onde será solicitado seu usuário e senha de acesso. Uma vez dentro do painel, localize na coluna lateral direita NS Primário e NS secundário, que serão suas DNS.
Se ainda assim tiver alguma dificuldade para obter suas DNS, entre em contato com nossa equipe de suporte via chat ou ticket.

Como alterar o DNS de seu domínio contratado na HostGator?

Para alterar o DNS de seu domínio contratado junto à HostGator você precisará de seus dados de acesso a Área do Cliente (estes dados são enviados aos clientes, por e-mail, logo após a ativação de seu plano). 

 

Caso não possua mais estes dados de acesso, por favor, entre em contato com nossa equipe de suporte e solicite o reenvio destas informações (teremos uma imensa satisfação em ajudá-lo).


Para alterar o DNS vamos seguir os seguintes procedimentos:

1. Faça login na Área do Cliente

2. Clique em “Domínios” e selecione a opção Meus Domínios no menu superior 

Meus Domínios - HostGator Brasil

3. Procure pelo domínio que deseja alterar o DNS e clique no ícone ao lado do status 

Alterar DNS - HostGator Brasil 

4. Em “Nameservers” digite o DNS de seu domínio

Alterar DNS - HostGator Brasil5. Clique em “Alterar Nameserver - DNS” e pronto! 

 

DNS personalizados

Essa opção é válida apenas para planos Revenda, VPS ou Dedicado.

Se deseja usar DNS personalizado (ns1.dominio.com.br e ns2.dominio.com.br) para o próprio domínio, será necessário primeiro adicionar os IPs junto aos nameservers; e depois efeuar a troca dos servidores. Para realizar a adição, deve-se seguir o procedimento abaixo:

 

1) Domínio nacional:

Basta colocar os ips ao lado do nameserver, adicionando um espaço:

Alterar DNS - HostGator Brasil

 

2) Domínio Internacional:

No canto direito, clique em "Privados Nameservers"

DNS Internacional HostGator

Em “Registre um nome para o NameServer”, digite o ns personalizado (ex.: ns1) juntamente com o numero de IP, e clique em “Salvar Alterações”:

DNS Internacional HostGator

Ira aparecer a confirmação da adição “O nameserver foi registrado com sucesso”. Faça o mesmo processo para o segundo servidor de DNS.

Possiveis erros na troca de DNS:

Nameserver 'ns1.exemplo.com.br' could not be registered

Significa que o servidor de DNS não está configurado corretamente na empresa de hospedagem que lhe forneceu. Se os servidores de DNS são personalizados do próprio dominio, este erro ocorrerá se não configurar os IPs dos servidores (instruções indicadas acima)


Alterando os DNS de seu domínio no Registro.br

Para iniciar a alteração de DNS no registro.br primeiramente devemos informar que seu domínio deve estar configurado no servidor onde será utilizadas as DNS sendo elas personalizadas (ns1.seudominio.com.br) ou padrões do servidor (ns1.hostgator.com.br).

 

1. Faça o login com sua ID no registro.br Clique Aqui

2. Após autenticação selecione a caixa onde diz "DOMÍNIOS"

3. Clique no domínio que deseja alterar as DNS

4. Na página a seguir verifique o terceiro ítem "DNS"  e selecione "ALTERAR SERVIDORES DNS"

5. Verifique os DNS (nameservers) que foram informados em seu email "Bem vindo à HostGator - Informações técnicas"

6. Agora será necessário adicionar ou alterar os nameservers MASTER E SLAVE 1 conforme imagem abaixo:

 

OBS.: Nameserver 1 = MASTER / Nameserver 2 = SLAVE 1

7. Após informados os novos DNS Selecione "SALVAR DADOS" e verifique se será informado a mensagem "Servidores atualizados com sucesso!" conforme imagem a seguir: 

8. Caso seja informado esta mensagem foram feitos os passos corretamente e deverá aguardar somente a propagação dos DNS. 

 

Em alguns casos será necessário informar o endereço IP dos servidores DNS, um dos motivos é quando o servidor tem suas zonas de DNS criadas recentemente e ainda não estão propagadas pela rede, então para que o sistema do registro.br encontre os DNS, será necessário informar os IP's. Caso for necessário inserir os IP's, será enviado para seu email de cadastro os DNS seguidos dos IP's.

 

Para inserir os IP's siga os passo a segur:

 

1. Somente ao digitar seu DNS personalizado (mesmo nome do domínio) será informado abaixo os campos para adição de IP's conforme imagem abaixo: 

 OBS.: Conforme informado anteriormente o registro.br só irá aceitar a troca de DNS personalizados se o domínio já estiver adicionado no servidor correspondente. 

2. Preencha os campos onde diz "IPv4"

3. Após preenchidos deverá apresentar o formato a seguir:

4. Clique em "SALVAR DADOS" e aguarde a mensagem "Servidores atualizados com sucesso!"

5. Pronto, seus DNS estão alterados e somente deverá aguardar a propagação.

Por padrão as empresas ainda usam o IP (IPv4), mas visando o futuro da internet já são usados em poucos casos a versão IPv6, a Hostgator usa somente o IP (IPv4). 


Transferência de seu domínio nacional para HostGator

Para transferir a administração de seu domínio nacional para a HostGator será necessário alterar o provedor de serviços diretamente no site da Registro.br.

Para realizar o procedimento, siga os passos a seguir:

 1. Acesse o site do registro.br Clique Aqui e digite ID e senha (fornecidos pelo registro.br)

 2. Caso você não saiba sua senha existem dois modos para obtê-la:

  3. Após realizar a autenticação, selecione a caixa TITULARIDADE;

  4. Na página seguinte clique em EDITAR INFORMAÇÕES;

  5. Verifique a terceira opção PROVEDOR DE SERVIÇOS e clique em
      Selecionar outro provedor;

  6. Em Selecionar o provedor desejado, escolha a opção ENDURANCE-BRASIL (43)

  7. Clique em Salvar,

  8. Para finalizar clique em Concordo;

  9. Após o processo de transferência no site da Registro.br, para uma melhor agilidade no atendimento, responda o ticket no qual foi solicitado a modificação, caso não tenha ticket, solicite através do formulário abaixo:

É importante salientar que para alterar o provedor para o Registro.br, ou outro provedor citado na lista, só podem ser realizadas após um intervalo mínimo de 3 dias.Caso tenha realizado recentemente o registro ou manutenção de um domínio do titular (entidade), a seleção para outro Provedor de Serviços estará disponível apenas 60 dias após o pagamento. 

Qual o prazo de propagação?

É necessário aguardar um período de propagação após alterado a DNS do domínio. No caso de domínios nacionais, ou deja, com extensão terminada em ".br", o prazo de propagação será de até 24 horas. No caso dos demais domínios, esse prazo é de até 72 horas. 

 

Poderá ocorrer instabilidades de acesso durante este período, por isto é necessário aguardar o período completo da propagação.


Como a propagação de DNS depende da renovação do cache de diversos servidores, não existe forma de acelerar esse processo.


Após propagado, o acesso será feito através do endereço normalmente.

 

Caso tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato com a HostGator através do nosso Portal de Suporte, ficaremos felizes em lhe auxiliar.

Artigos Relacionados


Última atualização: 27-06-2017 20:20
Autor: : Gustavo Andretti
Revisão: 1.6

Categorias

Links Importantes

Envolva-se

  • Formas de Pagamento
  • Visa, Master, Dinners, Boleto e PayPal