HostGator » Portal de Suporte

 

Categoria:

Primeiros passos com clientes FTP

Para quem ainda não está familiarizado com a siga, FTP significa Protocolo de Transferência de Arquivos (em inglês, File Transfer Protocol).

Para quem trabalha com desenvolvimento web, trata-se de um software obrigatório, já que permite transferir qualquer tipo de arquivo ou pastas de forma rápida e organizada entre o computador e o servidor.

Os clientes FTP costumam oferece uma interface bem parecida com a do Explorer, o que facilita o entendimento até mesmo para usuários iniciantes.


Sobre os clientes FTP

Existem várias opções no mercado, algumas pagas, outras gratuitas, e você pode escolher o programa de FTP que melhor se adeque às suas necessidades.

Para criar uma conta FTP no cPanel, confira o tutorial disponível no link abaixo:

Importante: Se você tem um plano compartilhado de Hospedagem de Sites(P, M, Business ou Plus) ou uma Revenda de Hospedagem, os dados para acesso ao FTP são enviados no e-mail Bem-vindo à HostGator, que você recebe logo após a contratação do serviço. A conta padrão (que é criada automaticamente) tem os mesmos dados de acesso ao cPanel (usuário e senha).

Para informações adicionais, confira também a página Primeiros Passos, que trata do Upload do seu site via FTP.  


Clientes FTP - Tutoriais em vídeo

Nos links abaixo, confira os tutoriais em vídeos dos programas FTP recomendados pela HostGator.

FileZilla: excelente opção gratuita, distribuído com licença GNU. É um dos mais baixados.

Cute FTP: um dos mais populares, mas a versão para download é trial.

Smart FTP: cliente FTP bem completo e fácil de usar. A versão para download também é trial.

Outras opções estão disponíveis no mercado. A escolha vai depender das suas necessidades.

Além dos Clientes FTP, você também pode optar por utilizar uma ferramenta que já está incluído no cPanel (que você utiliza para gerenciar sua hospedagem). No cPanel você encontra a opção de fazer upload dos arquivos do seu site ou de um arquivo compactado do seu site utilizando o Gerenciador de Arquivos, disponível na aba Arquivos.

Confira, abaixo, alguns materiais sobre como utilizar o Gerenciar de Arquivos do cPanel para fazer upload de arquivos específicos e como fazer upload de todo o seu site:  

Nota: o limite de upload via Gerenciador de Arquivos é de 500 MB. Para um site, arquivo ou pasta maior, recomendamos que escolha um dos Clientes FTP citados acima.

 

Caso tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato com a HostGator através do nosso Portal de Suporte, ficaremos felizes em lhe auxiliar.

Artigos Relacionados


Última atualização: 22-06-2015 15:04
Autor: : Gustavo Andretti
Revisão: 1.0

Categorias

Links Importantes

Envolva-se

  • Formas de Pagamento
  • Visa, Master, Dinners, Boleto e PayPal