HostGator » Portal de Suporte

 

Categoria:

Como migrar seu site sem downtime (indisponibilidade)

Mudar para uma nova hospedagem pode ser um processo complicado. Siga os passos abaixos para garantir que a transição ocorra bem.

Transferir os dados do seu site de uma hospedagem para a outra

O primeiro passo é contratar um plano na nova hospedagem. Por enquanto, não cancele o seu plano na antiga hospedagem, e não diga a eles que você pretende eventualmente cancelá-lo.

Neste ponto, você já deve ter contas ativas nas duas empresas de hospedagem (a antiga e a nova). 

Agora você precisa migrar todo o seu site (ou sites) da antiga para a nova hospedagem. Uma das formas de fazer isso é conectar ao FTP da antiga hospedagem e baixar todos os arquivos; e então conectar ao FTP da nova hospedagem e fazer o upload de todos os arquivos, mantendo a mesma estrutura de arquivos e pastas. Na HostGator, podemos fazer a transferência pra você, solicite em:

Você também precisa fazer o backup de quaisquer bancos de dados armazenados na antiga hospedagem contate o suporte da empresa para receber instruções sobre como fazer isso, caso sua antiga empresa de hospedagem utilize o phpMyAdmin, verifique como realizar a importanção no link abaixo:

Em seguida, deve restaurar os bancos de dados a partir desses arquivos de backup; isso pode ser feito via SSH ou pela ferramenta phpMyAdmin do cPanel.

Mensagens de email normalmente não podem ser transferidas se sua antiga hospedagem não utiliza o cPanel, mas você pode arquivar os emails armazenados na sua antiga hospedagem. Para fazer isso, conecte a cada conta de email via POP3 e baixe todos os emails para seu computador local. A nova hospedagem não terá as mensagens de email que você arquivou, mas poderá receber novas mensagens.

Poderemos transferir todo o seu site, arquivos, bancos de dados e email, gratuitamente. Se sua antiga hospedagem tiver o painel de controle cPanel.

Com os dados do site armazenados tanto na antiga quanto na nova hospedagem conosco, é hora de alterar os DNS do seu domínio.

Alterar os DNS do seu domínio

Junto a seu email de boas vindas conosco você receberá as informações de servidores de DNS. Servidores DNS geralmente têm o formato abaixo:

  • nsbr00.hostgator.com.br
  • nsbr01.hostgator.com.br
Para as revendas o nome do servidor de dns é diferente:
  • ns00.prodns.com.br
  • ns01.prodns.com.br
Você poderá obserar que junto aos servidores de DNS são informados endereços de IP, em algumas empresas é preciso informar também os endereços de IP's para que funcione corretamente, exemplo:
  • ns00.hostgator.com.br - 127.0.0.1
  • ns01.hostgator.com.br - 127.0.0.2
Com os registros DNS corretos em mãos, dirija-se à empresa com a qual registrou o domínio e descubra como fazer a alteração de DNS.
Se você registrou o domínio conosco, poderá realizar a alteração de DNS diretamente em seu painel financeiro ou solicitando diretamente a nossa equipe pelo formulário:
Se você registrou seu domínio com outra empresa deverá solicitar diretamente com o suporte desta empresa a alteração de DNS.

Com as mudanças de DNS realizadas, você precisará esperar até 24 à 48 horas (no caso de domínios nacionais) ou até 72 horas (no caso de domínios internacionais) antes que seu site passe a acessar a partir da nova hospedagem. Durante esse período de 24 ou 72 horas, os novos DNS se propagarão pela internet, e seu site ora carregará a partir do antigo servidor, ora a partir do novo. Assim que o período de propagação terminar, seu site carregará somente a partir da nova hospedagem.

Recomendamos não efetuar quaisquer alteração no site ou banco de dados de seu site, isto evitará que durante o periodo de propagação seu site perca os conteudos ou fiquem desatualizados.

Terminado o período de propagação, seus novos DNS estarão plenamente operacionais.Se você tiver registrado o seu domínio com a antiga hospedagem, não cancele o registro.

Certifique-se que todos os arquivos tenham sidos migrados da maneira correta, acesse seu site e navegue pelos links verificando a transferencia foi efetuada corretamente.

Se você completou todos os passos acima, fez a migração com sucesso e evitou qualquer indisponibilidade do seu site!

Para se familiarizar com algumas técnicas avançadas de migração, confira nosso artigo: Como migrar seu site sem downtime (indisponibilidade) – técnicas avançadas

Artigos Relacionados


Última atualização: 19-03-2015 20:10
Autor: : Pedro Ribeiro
Revisão: 1.2

Categorias

Links Importantes

Envolva-se

  • Formas de Pagamento
  • Visa, Master, Dinners, Boleto e PayPal