HostGator » Portal de Suporte

 

Categoria:

Como otimizar um banco de dados MySQL usando o phpMyAdmin

O recurso Otimizar tabela pode ser utilizado se você apagou grande parte de uma tabela ou se fez muitas mudanças em um tabela com linhas de comprimento variável, como varchar, text, blob ou colunas varbinary . Linhas apagadas são mantidas em uma lista lincada e operações inseridas reutilizam as posições de linhas antigas.
Utilizando o recurso Otimizar tabela você pode recuperar o espaço não utilizado e desfragmentar o arquivo de dados para um melhor desempenho.

Você pode usar "Optimize Table" para recuperar o espaço não utilizado e desfragmentar o arquivo de dados para um ótimo desempenho. Se uma série de mudanças foram feitas a uma tabela, otimizando a tabela você pode melhorar significativamente o desempenho.

Passo 1 - Acesso ao phpMyAdmin

cPanel: (Compartilhado, Revenda, Dedicado Linux, VPS com cPanel)

  1. Acesse o cPanel;
  2. Clique no botão phpMyAdmin, na seção Banco de dados.

Plesk 10 (servidores dedicados Windows)

  1. Acesse o Plesk;
  2. Clique na aba Websites e Domínios;
  3. Clique no ícone de Bancos de dados;
  4. Clique no banco de dados que você deseja gerenciar;
  5. Clique no ícone WebAdmin.

Passo 2 - Otimizando tabelas

  1. Selecione o banco de dados que quer otimizar a partir da lista na coluna da esquerda, que deve levá-lo até a aba “Estrutura” do banco de dados.
  2. Selecione as tabelas que deseja otimizar marcando a caixa de seleção na frente de cada uma, ou clicando em “Selecionar tudo”, se você quiser otimizar todas.
  3. Na caixa suspensa que diz "Selecionado com...", selecione "Otimizar tabela". Isso vai otimizar a tabela e levá-lo para uma nova tela. 

Artigos Relacionados


Última atualização: 25-02-2014 04:30
Autor: : Percio Andrade
Revisão: 1.3

Categorias

Links Importantes

Envolva-se

  • Formas de Pagamento
  • Visa, Master, Dinners, Boleto e PayPal